Não desperdice. Seja consciente

Pequenas ações transformam o mundo

•46% da comida que vai parar no lixo corresponde a desperdício;
•Entre 40% e 50% dos alimentos desperdiçados em todo o mundo são raízes, frutas, oleaginosas e vegetais. 20% são carnes e lácteos;
•No Brasil, 14 milhões de pessoas passam fome. A quantidade de comida desperdiçada poderia alimentar 11 milhões. No mundo, 815 milhões de pessoas passam fome.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esses são dados da FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que alertou que, todos os anos, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçada ou perdida durante a produção, no mundo. A quantidade daria para alimentar cerca de 2 bilhões de pessoas (42,5 milhões passam fome na América Latina e no Caribe).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atitude faz muita diferença! Passando por um dos mercados que frequento aqui em Portugal, vi essa ação que achei ótima, simples e assertiva: um cesto com as bananas soltas dos cachos (por alguma falha na cadeia de produção ou pela ação dos próprios clientes), com um apelo à consciência dos compradores. Sempre que passo por lá, tem banana no cesto. Uns dias mais, outros menos, mas nunca fica vazio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Saber que nossas atitudes atingem outras pessoas é uma coisa. Ver o impacto disso (como foi para mim, ao olhar o cesto e a mensagem) é outra. Eu detesto desperdiçar comida, penso nas pessoas que não têm o que comer. Então, ver e saber de ações que caminham em direção a um bem maior, é reconfortante!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Agenda 2030 da ONU definiu no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável a meta de reduzir à metade o desperdício per capita mundial até aquele ano, e também reduzir as perdas nas cadeias de produção e abastecimento. De acordo com a FAO, alguns bancos de alimentos na Costa Rica, no Chile, na Guatemala, na Argentina, na República Dominicana, no Brasil e no México já reúnem a comida que seria descartada para redistribuir, o que é uma ótima atitude! A Save Food é outro excelente exemplo de boas práticas, pois essa iniciativa global, que é uma parceria com a companhia alemã Messe Düsseldorf, realiza campanhas no mundo todo. Cada um fazendo o que pode, todos ganham!

Banca de Banana no mercado Continente, em Cascais.
Banca de Banana no mercado Continente, em Cascais.

Leave a Reply

Receba nossas novidades por email

Não enviamos spam